Vídeos de 2019 - V Felizs
CONVERSA LITERÁRIA "LITERATURA INFANTIL E INFANTOJUVENIL: PERFIS E INTERESSES DE LEITORES E ESCRITORES"
Convidamos Rodrigo Ciríaco, Paula Fábrio e Elaine Silva Lacerda para este bate-papo sobre percursos e desafios de escrever para o público infantojuvenil e preferências de leitura de jovens de diferentes contextos sociais.
CONVERSA LITERÁRIA "MASCULINIDADES E RELAÇÕES RACIAIS"
Para analisar a intersecção entre as discussões de gênero, especificamente no campo das masculinidades, e as relacionadas à dinâmica das relações raciais convidamos Airan Albino, Tago Elewa Dahoma e Marciano Ventura.
ENCONTRO COM AUTOR
Paulo Rams tem 35 anos, é professor de história, idealizador e coordenador do Coletivo Perifatividade. Ele escreve desde os 18 anos e seus poemas acompanham sua trajetória de vida, seus altos e baixos. Escreveu em 2019 seu primeiro livro "Meu Canto em 83 poemas".
CONVERSA LITERÁRIA "COM A PALAVRA, PEQUENOS LEITORES"
Binho media uma conversa sobre trajetórias de formação de leitores com pouca idade e muita paixão pelo ato de ler. Preferências, histórias de encantamento, influências formativas, lugares e jeitos de ler fazem parte desse bate-papo curioso em que as crianças Ísis Santos Soares (8 anos), Cecília de Souza (9 anos), Patricia Viegas (10 anos), Kauany Yasmin (9 anos) são as protagonistas.
CONVERSA LITERÁRIA "O TEXTO JORNALÍSTICO, AS NOVAS MÍDIAS E A COMUNICAÇÃO NA PERIFERIA"
O jornalista Bruno Mascarenhas media uma conversa sobre como e o que o jornalismo produzido na periferia tem comunicado e qual a importância de a periferia produzir seu próprio conteúdo jornalístico. Com Karol Coelho(Agência Mural de Jornalismo das Periferias), Tony Marlon (@Historiora), Gisele Brito (jornalista) e Ronaldo Matos(Desenrola E Não Me Enrola).
ENCONTRO COM AUTOR
O autor Andrio Candido é formado em História e Artes do Palco, escritor, ator e produtor cultural da periferia. É autor do livro de poesias "Dente de Leão" (2017), do romance infantojuvenil "Corre" (2019) e roteirista do premiado filme periférico "Um Salve Doutor" (2014)
CONVERSA LITERÁRIA "DRAMATURGIAS INSURGENTES: AUTOR@S, VOZES E PRESENÇAS"
Com as participações de Salloma Jovino Salomão, Dione Carlos e Martinha Soares, esta Conversa Literária abordou o desenvolvimento de uma dramaturgia autoral representativa de sujeitos periféricos (marcadamente negros, mulheres, migrantes) e as dificuldades históricas em sua produção e também em seu reconhecimento e alcance.
ENCONTRO COM AUTOR
Augusto Cerqueira é poeta, educador popular e livreiro. Morador da M'Boi Mirim, é autor do livro de contos "Na Década de Dez, volume II", além de participar com poesia e contos em antologias.
CLUBE DE LEITORES DO SARAU DO BINHO
Durante a V Felizs, o Clube de Leitores do Sarau do Binho convidou Milton Hatoum Escritor para debater sobre seu livro "Dois Irmãos", ganhador do Prêmio Jabuti em 2001. Milton Hatoum também é tradutor e professor, além de ser considerado um dos grandes escritores vivos no Brasil.
CONVERSA LITERÁRIA "A CENA DO TEATRO PERIFÉRICO: TRAJETÓRIAS SINGULARES, DILEMAS COMUNS?"
Toni Edson, Dêssa Souza, Naloana Lima, Ademir de Almeida, Marcelo Palmares e Thania Rocha falam sobre com tem sido produzido teatro nas periferias e para as periferias. Que corpos falam e o que expressam neste teatro? Que luzes jogadas sobre temas periféricos e que corpos ganham destaque nesse palco?
CONVERSA LITERÁRIA: “PARA NUNCA ESQUECER: MEMÓRIAS E DECORRÊNCIAS DA VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE SOBRE OS CORPOS”
O escritor e teólogo Frei Betto e o padre Jaime Crowe (Sociedade Santos Mártires), mediados pela escritora e ativista Helena Silvestre, dão seu testemunho como participantes da resistência a ditadura militar (1964-1984) e estabelecem relações entre o uso de violência pelo Estado e seus efeitos sobre pessoas no passado e no presente.
CONVERSA LITERÁRIA “POESIA PARA QUÊ?”
Os caminhos que levam à poesia e a que caminhos a poesia pode levar. Um debate sobre as escolhas da vida e os acontecimentos que fazem nascer um/a poeta. Com Sérginho Poeta, Elizandra Souza, Zá Lacerda e mediação de Maria Vilani.
CONVERSA LITERÁRIA: “VIOLAÇÃO AO DIREITO DE SER: OLHARES A PARTIR DE CORPOS E REPRESENTATIVIDADES”
As estatísticas apontam que determinados corpos e pessoas são vítimas preferenciais de violência, por ausência, omissão ou ataque direto do Estado e da sociedade. São mulheres, pessoas do universo LGBTQIA, jovens negros, moradores das periferias. Sofrem diariamente os efeitos do racismo, machismo e homofobia, estruturalmente enraizados nas relações sociais presentes nesse país. Esta roda de conversa chama pessoas que ocupam esses lugares para, de suas vivencias e pontos de vistas, dialogarem sobre os pontos comuns e as especificidades de cada situação, apontando também caminhos de resistência e luta.
Com Júlia Bueno (Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas), Bianca Santana (Escritora e Jornalista), Débora Maria da Silva (Mães de Maio) e mediação de Anabela Gonçalves (Fundação Julita).
SARAU POESIA DE TODO CANTO
Nesse sarau celebramos movimento da literatura periférica que acontece em várias quebradas de São Paulo e do Brasil e apreciamos a variedade de paisagens, contextos e condições que a poesia nos permite conhecer e fruir. Com Bicha Póetica - CE, Pieta Poeta - MG, Pedro Bomba - SE, Leticia Torres - RN, Valeska Torres - RJ, e os poetas Pedro Lucas, Dandara Pilar, Lucas Afonso, Quixote, Anna Zêpa, Michele Santos, Verneci Nascimento de São Paulo. Apresentação Binho e e curadoria de Daniel Minchoni e Suzi Soares.
CONVERSA LITERÁRIA – “VOZES DA LITERATURA NEGRA FEMININA”
Quais percursos trilham duas jovens escritoras para construir suas narrativas e dialogar por meio de suas obras com as tradições e dilemas da literatura negra, da literatura feita por mulheres e da literatura periférica? Nesta conversa, as convidadas contam sobre sua formação como escritoras e trocam histórias e referencias entre si e com o público presente, composto por jovens frequentadores da Fábrica de Cultura Capão Redondo. Com Jenyffer Nascimento, Zainne Lima e Participação de Mirta Portillo (Cuba). Mediação de Bel Santos Mayer.
CONVERSA LITERÁRIA "A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NO MUNDO"
A literatura pode ser ponte para a comunicação com o outro, num mundo em que recrudesce o ódio e a discriminação? De que forma as narrativas literárias podem ser via de conhecimento sobre a Africa e suas diásporas, unindo pesquisa e ficção entre dois continentes? Conversa Literária: "A literatura como instrumento de mudança no mundo", com Mia Couto e Ana Maria Gonçalves. Mediação de Maitê Freitas.